MiniBrasil

Este blog destina-se a publicar minha experiência na construção do assim denominado MiniBrasil, um clone do sintetizador musical Minimoog. Não há qualquer cunho comercial, muito menos responsabilidades implícitas ou explícitas de minha parte sobre os resultados que quem quer que seja obtenha ao seguir os passos aqui descritos. No mais, obrigado por estar aqui.




quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Teclado

Olá
Como já comentei em outro post, consegui um teclado PSR520, da YAMAHA, todo ferrado mas com o teclado em si perfeito. Depois de retirado de seu gabinete comecei a investigar como poderia decodificar suas teclas para utilizar no MiniBrasil. Comecei por analisar as trilhas do circuito impresso que existe embaixo das teclas e verifiquei que este teclado é constituído de grupos de 6 teclas. Como ele é um teclado de 61 teclas (5 oitavas), existem 11 grupos de 6 teclas cada (o grupo mais "grave" do teclado tem apenas uma tecla).

Verifiquei também que as trilhas se reuniam em dois conectores que, conforme minha suspeita, compunham uma matriz de contatos para codificação do teclado. Fiz algumas medições e conectei um circuito microcontrolado aos conectores (fotos abaixo). Desenvolvi um programa para identificar cada tecla e, após algumas novas medições e correções, consegui gerar um código para cada tecla pressionada: estava então decodificado o teclado da YAMAHA!


Depois de codificado, cortei o teclado para caber no Minimoog, que utiliza 44 teclas (3 1/2 oitavas). O espaço da outra 1/2 oitava (5 teclas) é utilizado para o Módulo de Controle da Mão Esquerda, onde ficam as rodas de modulação e pitch (Mod Wheel e Pitch Wheel), sobre a qual falarei oportunamente.
As fotos abaixo mostram o trabalho de corte do teclado e o resultado final
.

O mesmo circuito que decodifica o teclado faz o papel de VCDO (oscilador). Mais nos próximos posts.
Até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário