MiniBrasil

Este blog destina-se a publicar minha experiência na construção do assim denominado MiniBrasil, um clone do sintetizador musical Minimoog. Não há qualquer cunho comercial, muito menos responsabilidades implícitas ou explícitas de minha parte sobre os resultados que quem quer que seja obtenha ao seguir os passos aqui descritos. No mais, obrigado por estar aqui.




quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Gerador de Ruídos

Este módulo do meu MiniBrasil tem história: já há muitos e muitos anos eu tenho a vontade de construir um sintetizador. A história começa em 1983 quando comprei um livro chamado "Nueva Generacion de Instrumentos Musicales Electronicos", de uma editora espanhola. Aliás o livro é uma excelente referência para quem quiser se aprofundar na física do som. Este livro contém toda a teoria da geração do som e suas características e mostra os circuitos para gerar e tratar cada uma destas características. O melhor: ele tem um capítulo só com circuitos práticos para cada módulo de um sintetizador analógico, como VCOs, VCAs, VCFs, ADSRs, Geradores de Envoltória, Geradores de Ruído, Ring Modulators, equalizadores, etc, etc, etc.
Já nesta época me dispus a construir um sintetizador. Comecei pela fonte de alimentação (que era de +-15V e não +-12V e +5V como estou utilizando agora) e pelo Gerador de Ruídos. Depois destes dois módulos parei por contingências diversas. A fonte foi aproveitada em outros projetos e a plaquinha do Gerador de Ruídos ficou esquecida em uma caixa da oficina...
Pois bem, com o meu novo impeto (quase 30 anos depois!!!) para a construção de um sintetizador analógico, vasculhei minhas caixas e... lá estava a plaquinha me aguardando pacientemente para ser aproveitada e brilhar em um "Minimoog cover"!!! Passados quase 30 anos tive dúvidas se o circuito ainda funcionaria a contento. Alimentei o gerador e pluguei-o em um amplificador...  "shshshshshshshshshshshsh", este foi o som que escutei, exatamente o que deveria escutar !!! Funcionava perfeitamente. O circuito, tirado do livro que comentei acima funciona perfeitamente em +-12V, com saídas de ruído branco, ruído rosa e ruído marrom (ou tensão aleatória). Para quem não sabe, estes ruídos são ótimos para sintetização de ruídos naturais, como vento, ondas, chuva, etc.
Reproduzo abaixo o circuiro do Gerador de Ruídos, extraído do livro mencionado. O leiaute do circuito impresso não tenho mais, mas a foto da placa está a seguir.




Em breve postarei aqui algumas amostras de sons gerados pelo MiniBrasil, inclusive sons gerados por este módulo de ruídos.

Até a próxima

2 comentários:

  1. Cara , este livro mudou a minha vida e tenho ele até hoje !
    Montei um modular da Elektor , o formant e tambem por varios motivos , deixei o projeto de lado. Agora vou retoma-lo com tudo ! Parabens pelo trabalho.

    Augusto

    ResponderExcluir
  2. Parabens, meu primeiro sinth foi com vco unijunção, quando ouvia ELP, Rick Wakeman, queria saber como faziam aquele som, acho que foi em 1983, sempre tive este sonho de montar um minimoog, agora estou trabalhando em um digital baseado no midibox, o conversor AD do teclado tá quase pronto, depois vou trabalhar com sitese digital com saida MIDI.
    Este é um projeto para 3 ou 4 meses.
    Vai em frente e não desanima que este é um trabalho que dificilmente outros vão entender esta paixão por musica eletronica.

    ResponderExcluir