MiniBrasil

Este blog destina-se a publicar minha experiência na construção do assim denominado MiniBrasil, um clone do sintetizador musical Minimoog. Não há qualquer cunho comercial, muito menos responsabilidades implícitas ou explícitas de minha parte sobre os resultados que quem quer que seja obtenha ao seguir os passos aqui descritos. No mais, obrigado por estar aqui.




domingo, 6 de junho de 2010

O Painel

Olá
Vou mostrar neste post como fiz o painel do MiniBrasil. Como já comentei, tive de comprar uma placa inteira de alumínio 1,5mm de espessura, pois na minha cidade não consegui quem me forcecesse um pedaço. Foi até bom, pois agora tenho material suficiente para construir gabinetes para amplificadores e pedais que pretendo construir...
Para as dimensões do painel peguei a referência das dimensões do teclado que consegui. O teclado era de 5 oitavas, mas considerei as 4 oitavas para medir a largura total (interna, sem contar a largura da madeira lateral do gabinete) do instrumento, o que resultou em aproximadamente 66cm. Adicionei mais 1cm de cada lado para a dobra para trás que o painel tem, o que resultou em uma largura de 68cm. Para a altura, defini em 21cm, pois tinha já definido em 18cm o comprimento das placas de circuito impresso dos módulos que já vinha construindo, com mais 1,5cm em cima e em baixo como folga. Depois vi que esta dimansão das placas (18cm) foi uma decisão errada, pois o painel ficou mais "alto" do que deveria. O ideal é que ele tivesse 18cm no total, pois é esta a medida da altura para que proporcionalmente a máscara do painel (abaixo) fique com os 66cm de largura. Esta máscara pode ser baixada facilmente da Internet.



De posse das dimensões, cortei e dobrei a chapa, o que resultou no que se vê abaixo. Repare a dobradiça comprida (chamada aqui de dobradiça de piano), com a qual o painel será afixado no gabinete.




Com a máscara do painel fixada na chapa, marquei a posição dos furos. Tirei a máscara e fiz os furos com uma furadeira, respeitando o diàmetro dos furos para as chaves e os potenciômetros.
Adicionei o sobre-painel, aquela "faixa" de madeira  acima, com uma peça de madeira com um rasgo em seu comprimento (figura abaixo).


Acoplado ao gabinete, o painel fica assim...




Mandei imprimir em adesivo autocolante (nessas firmas de impressão digital) o painel e fixei o adesivo em curvin (aquele tecido para encapar caixas de som) preto. Então colei o curvin (com o adesivo fixado) na chapa de alumínio. A foto abaixo mostra como ficou (já com o gabinete envernizado).



Até a próxima...

2 comentários:

  1. Caramba! Gustavo. Tá ficando lindão o MiniBrasil. Parabéns pelo esforço e pelo resultado!!!
    Continue assim sempre.
    Abraços
    Francisco Farnezi
    (www.xiconet.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Francisco. Quando a gente faz com entusiasmo o resultado aparece. Ainda tem algumas coisas a acertar, mas eu também estou gostando do resultado. Principalmente do som. Em breve postarei aparições mais interessantes do MiniBrasil.
    Abraço
    Gustavo

    ResponderExcluir