MiniBrasil

Este blog destina-se a publicar minha experiência na construção do assim denominado MiniBrasil, um clone do sintetizador musical Minimoog. Não há qualquer cunho comercial, muito menos responsabilidades implícitas ou explícitas de minha parte sobre os resultados que quem quer que seja obtenha ao seguir os passos aqui descritos. No mais, obrigado por estar aqui.




quinta-feira, 10 de junho de 2010

O Teclado (2)

Olá
Mostrei no post anterior a parte mecânica do teclado.
O circuito que decodifica as teclas é mostrado abaixo. O leiaute do circuito impesso está a seguir. Repare os dois conectores de 12 pinos (na verdade o J1 tem apenas 11), que trazem os sinais do teclado. São estas linhas que são verificadas pelo microcontrolador. O algoritmo é o básico: ativa-se cada linha e, para cada linha verifica-se se alguma coluna está ativada. A combinação linha-coluna ativada indica uma tecla (e qual é ela) ativada.





Este módulo não é só o decodificador de teclado, mas acumula também as funções do VCDO1 (Voltage Controlled Digital Oscilator), integralmente desenvolvido por mim para o MiniBrasil. O seu software, além de gerar os tons relativos a cada tecla, gera o sinal de Gate para os Geradores de Envelope, monitora o POT de Glide e gera o portamento entre as notas, monitora a tensão de modulação e processa os tons convenientemente, monitora o POT de Tune e gera a variação de semiton correspondente, além de outras tarefas internas de serviço (como transmitir o código da nota e o valor do Glide para os outros VCDOs).
Digamos que este circuito é o coração do MiniBrasil, que faz o sintetizador funcionar...
Até a próxima...

3 comentários:

  1. Cara , parabens pelo seu projeto. Voce pretende fornecer os pics já gravados , por exemplo ?

    Forte abraço

    Augusto

    ResponderExcluir
  2. Slabman
    Thanks...
    The work goes on...
    Stay tunned...
    Cheers
    Gustavo

    ResponderExcluir