MiniBrasil

Este blog destina-se a publicar minha experiência na construção do assim denominado MiniBrasil, um clone do sintetizador musical Minimoog. Não há qualquer cunho comercial, muito menos responsabilidades implícitas ou explícitas de minha parte sobre os resultados que quem quer que seja obtenha ao seguir os passos aqui descritos. No mais, obrigado por estar aqui.




quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Apresentando o VSG-01

Olá
O VSG-01 (Vintage Synthesizer for Guitar) é um sintetizador totalmente analógico para guitarra (e outros instrumentos musicais, e até vozes), que projetei e vou começar a construir. A exemplo do MiniBrasil, colocarei neste blog a evolução do VSG, à medida que for construindo seus circuitos.
Esta é uma ideia antiga, que remonta os idos da década de 1970, quando explodiram os sintetizadores analógicos, e o irmão do guitarrista dos Mutantes (Cláudio Cesar Dias Batista) publicou seu sintetizador para guitarras, baseado no Minimoog.
Sempre fui fascinado pela ideia de montar um sintetizador, como já mencionei aqui. Montei o MiniBrasil (na verdade estou quase no final), e agora me aventuro na construção de um sintetizador para guitarras (sem teclado).
De início, coloco o diagrama em blocos do VSG, para se ter uma ideia de sua configuração e possibilidades.


Abraços
Gustavo

5 comentários:

  1. Olá Miguel
    Este segundo semestre de 2010 foi pouco produtivo com o MiniBrasil, até porque comecei a montar alguns pedais para guitarra. Comecei a projetar e estou no início no assim chamado VSG-01, o meu sintetizador para guitarras, bem no estilo "decada de 1970". Estarei de férias em Janeiro e em Fevereiro volto com muita disposição para montar e mostrar o que fizer.

    Ah sim, e terminar o MiniBrasil e postar mais sons dele (inclusive um comparativo com o original...).

    Obrigado por acompanhar.
    Um abraço
    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. que genial gustabo, lo que es yo ya sali de vacacione sy estoy juntando las piezas para empezar con la construccion de mi minimoog

    pasaba ahora a desearte feliz año
    ya he encontrado todos los esquemas del moog y ahora solo me queda diseñar los pcbs y conseguirme un osiloscoipio para corregir las ondas

    saludos que estes bien

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Um feliz ano de 2011 para ti também.
    Fico feliz de saber de mais um companheiro com o interesse em construir um clone do Minimoog.
    No que precisar (e eu puder), conte com a minha ajuda.
    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. espero que subas luego mas articulos sobre el minibrasil , igual me gustaria si puedes compartir los pcb que utilizaste, saludos

    ResponderExcluir