MiniBrasil

Este blog destina-se a publicar minha experiência na construção do assim denominado MiniBrasil, um clone do sintetizador musical Minimoog. Não há qualquer cunho comercial, muito menos responsabilidades implícitas ou explícitas de minha parte sobre os resultados que quem quer que seja obtenha ao seguir os passos aqui descritos. No mais, obrigado por estar aqui.




sexta-feira, 16 de julho de 2010

Outros sons...

Olá
Seguem alguns outros sons do MiniBrasil, para adoçar as férias de Julho...

Aqui temos o gerador de ruidos atuando, juntamente com o gerador de envelopes e a tensçao de controle do VCF gerada pelo teclado.



Aqui temos os dois osciladores trabalhando, sendo que o VDCO2 está uma quinta acima do VCDO1. Alguma filtragem com decay longo faz o resto do serviço. (Observe no painel que ainda não instalei o VCDO3. Quando instalar, o som ficará mais "cheio", certamente. E teremos modulação também.)


Aqui uma visão geral do MiniBrasil e suas entranhas. Ainda não está terminado (falta só o terceiro oscilador), mas está quase tudo aí...

4 comentários:

  1. wuau excelente trabajo, me llamo miguel y vivo en chile, hace un par de años q trato de conseguir un mini moog, de hecho trate de importar uno pero me estafaron, desde entonce sbusco como hacer uno he encontrado esquemas y todo eso, pero como la electronica no es lo mio no he podido hacer los pcb, existira la posibilidad de que usted o ustedes realicen una recopilacion de los pcb q ustedes realizaron y puedan facilitarmela?
    tu blog realmente esta genial, te felicito

    ResponderExcluir
  2. Miguel
    Obrigado pelos elogios.
    Tenho postado os leiautes das placas dos módulos que apresento. São apenas figuras, mas posso postar os arquivos nativos do software que utilizei para criá-los, um programa bem antigo chamado CIRCAD, da OmniGliph.
    Ainda faltam algumas etapas para concluir o MiniBrasil, fique ligado...
    Um abraço
    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. gracias gustavo te has pasado realmente
    de hecho en el link q he sequido desde aqui he encontrado las placas viejas y esas me son sensillas traspasarlas a software, gracias, lo que si no he entendido como conectar el teclado, tengo guardado un casio ctk 200 , pero al parecer ese teclado no me sirve, tienes alguna idea? el teclado para el minimoog debe tener sensibilidad o con el del ctk200 me vale, gracias por todo
    excelente blog, y disculpa por no escribir en portugues ya que no manejo las reglas de esa lengua, pero si se me hace sencillo leerla es muy parecida al español

    saludos

    ResponderExcluir
  4. OK Miguel.
    Também não falo bem o espanhol, por isso posto em português. Espero que esteja entendendo. Qualquer teclado serve para a construção do MiniBrasil, pois a identificação das notas do teclado neste meu clone do Minimoog não é feita por níveis de tensão, mas por um microcontrolador , como comentei no post relativo aos osciladores (os chamados por mim de VCDO - Voltage Controlled Digital Oscilators). Portanto o teclado do Casio deve servir: o que deve ser feito é descobrir como é a codificação das teclas em notas musicais. Normalmente isto é feito pela combinação de "linhas" e "colunas", como num teclado de computador. Foi o que fiz com o teclado YAMAHA que tinha. Depois é escrever um programa decodificando o teclado. Posso falar mais sobre isso em um post futuro.
    A propósito o teclado de um Minimoog NÃO é sensitivo.
    Um abraço
    Gustavo Furtado

    ResponderExcluir