Olá
Vamos falar sobre a pérola de Robert Moog, o criador do controle por tensão: o Filtro Controlado por Tensão baseado na configuração chamada "Ladder", por causa da forma de escada (Ladder) que lembra o circuito do filtro (veja a figura abaixo, um trecho do circuito do VCF).
O filtro baseia-se na resistência entre coletor e emissor de um transistor de acordo com a corrente que passa por ele. esta resistência variável juntamente com um capacitor formam uma célula de filtragem. A exemplo do VCA, um transistor controla a corrente dos transistores de filtragem. Esta corrente é controlada por um sinal de tensão neste transistor. O resto do circuito serve para captar o sinal de audio filtrado e amplificá-lo convenientemente. Um caminho de realimentação da saída para a entrada do filtro controla a "Enfase" do filtro, característica marcante deste VCF.
Resolvi adotar uma adaptação do circuito original (apenas com transistores) realizada por Yves Usson, disponibilizada aqui. Ele utilizou um chip com transistores balanceados (CA3046), além de operacionais, o que facilita o circuito impresso e o ajuste do circuito. Não publico aqui o circuito do VCF por uma questão de propriedade de patente, que ainda hoje paira sobre a possibilidade de publicação do VCF da Moog (embora ele esteja publicado "aos quilos" na Internet).
O leiaute do circuito criado por mim está abaixo.
A placa montada por mim está abaixo.
O circuito tem como controles o potenciômetro de Frequência, de Ênfase e de nível de controle do sinal do Gerador de Envoltória do filtro. O único ajuste que merece atenção é o de realimentação, para que, quando o potenciômetro de Ênfase estiver no fim de curso o filtro oscilar. Mas mesmo sem qualquer ajuste, o filtro deverá funcionar e produzir aquele som lindo característico dos Moogs...
Como o sintetizador precisa de uma fonte de alimentação, darei no próximo post o circuito da fonte que desenvolvi para o MiniBrasil.
Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário